Em tempos de coronavírus, o que mais ouvimos falar é “Já lavou as Mãos?”. O ato de higienizar as mãos, principalmente com água e sabão, é extremamente eficaz na eliminação de vírus e bactérias que podem levar a uma infecção.
Existem vírus capazes de sobreviver por horas, ou até mesmo dias fora do organismo humano. Por isso a higienização das mão com sabão, desinfetantes, géis à base de álcool e não só água corrente é um passo importante da prevenção contra doenças. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como higienizar adequadamente suas mãos e bloquear infecções como o coronavírus.
Água e Sabão são Mais Potentes do Que o Álcool em Gel?
Os vírus têm formas de nanopartículas automontadas compostas por vários elos. Entre eles, o elo considerado mais fraco é a chamada bicamada lipídica ou gordurosa (lipídios), entre os outros elos estão distribuídos proteínas e ácido ribonucleico (RNA).
Os sabonetes e sabões em geral são feitos por meio de moléculas em formato de pinos, como aqueles de jogos de tabuleiro, com cabeças hidrofílicas – que prontamente se ligam à água – e também caudas hidrofóbicas, que evitam a água e conectam-se com óleos e gorduras.
Quando você lava as mãos com água e sabão, os micro-organismos presentes na região são cercados pelas moléculas do sabonete que tentam escapar da água e acabam quebrando os elos de gordura presentes nos vírus. Com isso, os vírus começam a se desfazer e são eliminados da pele.
Com o álcool em gel, as partículas de vírus também são quebradas, porém, você precisa de uma boa concentração (álcool 70%) para atingir essa ruptura.
O álcool gel a 70% possui a mesma eficácia para a higienização das mãos que a água e sabão desde que não haja sujidade visível nas mãos.
Quando higienizar as mãos:
- Após contato com superfícies com risco de contaminação;
- Após contato com pessoas supostamente infectadas;
- Após utilizar o banheiro
- Antes de comer
- Após tossir, espirrar ou assoar o nariz
Como Lavar as Mãos? – Higienização das Mãos
Para que você se livre de todos os vírus e bactérias que possam estar alojados nas suas mãos, é preciso lavá-las de uma maneira específica respeitando os seguintes processos ao lavar as mãos:
- Molhe as mãos com água até os punhos e depois use uma quantidade de sabão que seja suficiente para cobrir essas duas áreas; ou aplique uma quantidade de álcool gel suficiente para ser espalhado totalmente
- Esfregue toda a superfície das palmas e costas das mãos;
- Esfregue entre os dedos, unhas e pulso;
- Enxágue com água corrente abundante;
- Seque a região com uma toalha limpa (Importante manter uma toalha individual para evitar contaminações futuras) ou toalha descartável.
Por: Drª Keilla Freitas